sábado, 22 de agosto de 2015

Reunião de pais é importante?



Na semana que passou realizamos na E.M.Padre Leonel Franca reuniões de pais e mestres, entregamos os boletins, esclarecemos dúvidas, repassamos o calendário escolar e tratamos de questões disciplinares. Deixamos um suuuper parabéns aos pais e responsáveis que deixaram seus compromissos para nos encontrar. E porque será que reunião de responsável é tão importante e tão necessária? Listamos algumas razões para vocês:
“O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia a dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro”  ¹

    1. Conhecer a escola
Participando das reuniões de pais você pode conhecer mais a fundo o local onde seu filho estuda as condições físicas da escola, também tem oportunidade de conhecer os funcionários, professores e diretores que lidam com seu filho todos os dias. Note que conhecer a escola é muito mais do que saber seu endereço e seu telefone, conhecer é estar familiarizado com o ambiente e se sentir parte dele.

    2. Acompanhar o desempenho
Nas reuniões de pais você fica informado do conteúdo passado em sala de aula, do que está sendo planejado para os próximos bimestres e como serão e/ou foram às avaliações e recuperações paralelas. Também é uma oportunidade de acompanhar o desempenho geral da escola e as metas que a mesma atingiu.

    3. Esclarecer dúvidas
Muitas vezes surgem dúvidas de interesse geral que podem ser esclarecidas nas reuniões “O professor não está passando trabalho para casa?”, “Como foi feita a avaliação nesse bimestre”? “As obras na cozinha já terminaram?” Dúvidas a respeito do calendário escolar “Nessa semana haverá festa na escola, como será?” Dúvidas a respeito da conduta da escola em relação a determinado ocorrido, na reunião é o momento onde todos estão disponíveis para ouvir e esclarecer o que por ventura tenha ficado mal entendido, além de ser um espaço para o acolhimento de sugestões e críticas.
    4. Entender para ajudar
Muitas vezes a criança está passando por momentos difíceis em sua vida pessoal, e isso altera sua concentração e/ ou seu interesse nas aulas, acontece que se a escola não toma conhecimento desses episódios fica muito mais difícil trabalhar com a criança. Muitas vezes o aluno encontra dificuldades para compreender determinado conteúdo, seu desempenho está insuficiente e é de extrema importância que professores e pais busquem alternativas para solucionar a questão.  Entender o que se passa com seu filho é o primeiro passo para ajudá-lo a vencer barreiras e a escola é parceira e precisa fazer parte do processo.

    5. Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
Como seu filho se relaciona com os colegas, funcionários e professores? Acontece muito dos pais se surpreenderem com as atitudes de seus filhos quando estão na escola, para o bem ou para o mal. Saber como seu filho se comporta na escola é fundamental para agir na sua educação e está completamente ligado a seu desempenho escolar. Muito importante também é observar sua frequência. Não são raras situações em que os pais ficam sabendo que seus filhos não estão indo para escola, mas saem todos os dias de casa e uniformizados. O que fazer?

    6. Firmar compromisso com a escola
A escola é parceira da família. As reuniões de pais servem para escola e responsáveis dividirem as responsabilidades e debaterem medidas em prol da criança. Escola e família possuem o mesmo objetivo: criança feliz, bem educada e cheia de perspectivas para o futuro.

    Compareça às reuniões propostas pela escola, é uma ótima maneira de mostrar a seu filho que os estudos são importantes. O que ele produz na escola é do seu interesse, seu filho é prioridade na sua vida. Mostre que você valoriza os professores e a escola, porque é uma maneira de dizer que o conhecimento é um bem. Fazendo isso, não se espante se ele começar a tirar boas notas e demonstrar mais interesse em estudar, exemplos são mais eficazes que palavras e castigos.

¹ Revista Educar para Crescer, texto: “8 razões para ir às reuniões de pais e mestres” Cynthia Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário